O estudo: pequenas estratégias para refletir e praticar

Por Joana Gonçalves - 25 abril



Com a chegada do 3º período, aproxima-se a reta final deste ano, para os nossos estudantes. Testes, exames, médias e notas finais… Eles ficam preocupados e ansiosos. Como ajudá-los a organizar melhor esta fase?

1º - Quais as datas importantes?
Anotar, desde início, as datas de todos os testes, exames, e entregas de trabalho. So assim poderão organizar o seu plano de estudo.

2º - Quais os objetivos e as metas a atingir?
Ajude-os a refletir quais as notas que gostaria de alcançar e qual a meta para o ano corrente, tendo em conta os resultados do 1º e do 2º período.

3º - Que estratégias utilizar?
O que devem manter que está a resultar, ou o que devem fazer de diferente para obterem resultados diferentes e melhores. Ter explicações? Fazer mais exercícios? Organizar melhor o espaço e o tempo de estudo?

4º - Qual o cronograma?
Montar, em conjunto com eles, um cronograma com as datas e os objetivos semanais de estudo, de forma a que se possam guiar e orientar por um plano flexível mas suficientemente estruturado.

Aqui ficam estas pequenas estratégias para uma melhor organização do estudo, gestão do tempo disponível e, claro, motivação para que possam atingir os objetivos definidos!

  • Partilhar:

mais artigos

0 comentários